Como uma boa análise de balanço pode evitar uma falência.

 Há poucos dias, saiu na mídia nacional e internacional a noticia sobre um "rombo" na casa dos bilhões, encontrado no balanço de uma das maiores redes varejistas do País as Lojas Americanas. Mas, o que isso tem a ver com a área contábil?! A resposta é : Tem tudo a ver. Pois esse escândalo, demonstrou como uma eficiente análise de balanços se faz necessária para se ter segurança nos dados financeiros e para tomada de decisões.

O balanço Patrimonial e suas declarações anexas, é um instrumento de trabalho do setor contábil de qualquer organização, onde ali são lançados todos os atos e fatos praticados pela organização, para que no final de cada período seja ele mensal, bimestral, trimestral, semestral ou anual, se possa fazer a sua análise e a partir dai a área de gestão da organização possa se planejar para tomada de decisões como um todo. Um instrumento que não só deve ser utilizado pelas grandes organizações, mas também pelas pequenas e médias empresas como fator primordial de tomada de decisões. 

Porém o que mais vemos é essa parcela que engloba as pequenas e médias empresas, que representam mais de 60% de todo mercado produtivo do país, não terem essa preocupação em lidar com os números do balanço. A começar pela falta de responsabilidade do próprio empresário em não encaminhar de maneira correta toda a documentação contábil/fiscal da empresa para seu contador, que este por muitas vezes acabam se virando como podem para conseguir fechar esse balanço, que teoricamente está com diversas inconsistências, mas como já se habitou a se fazer isto no Brasil, o famoso jeitinho brasileiro, a empresa não sabe realmente como anda sua liquidez e/ou seus índices financeiros e econômicos.

Partindo do principio da publicidade e da legalidade, toda empresa constituída deve apresentar anualmente seu balanço aos Órgãos de registro comercial, para que seja homologado seu registro e partir disto tal documento se tornar válido perante aos demais órgãos. Todavia, para muitos não passa de "tal documento", que serve para financiamento em bancos, participação em licitações e afins apenas e sempre querem que ali estejam representados os índices aceitáveis para tais fins.

O que é um erro grotesco se fazer um balanço contábil desta forma, sem sequer analisar a situação como um todo. 

Com o balanço feito e homologado, as empresas deveriam buscar analistas de balanço, ou seu próprio contador para fazer tal analise, de forma a ali naquele momento se verificar inconsistências apresentadas ou não. Pois tais inconsistências podem levar empresas a falência, e com isto a perda de credibilidade junto ao mercado, caso este que está ocorrendo com as Lojas Americanas, pois foi necessário vir um CEO e com apenas 9 dias este descobrir que há anos a companhia em seus balanços vinha apresentando inconsistências, por lançamento errôneo em contas. Aspecto este que deve ser bem observado quando do lançamento contábil, verificar se aquele lançamento está realmente correto e nas respectivas contas correlatas e não apenas lançar nos sistemas próprios.

Por isso, deve-se atentar para diversos fatores antes da homologação e publicação de um balanço, seja de uma companhia de capital aberto ou não. Nós profissionais contábeis devemos sempre estar atentos a isto, para que assim possamos apresentar balanços fidedignos e bem lançados e analisados, não deixando margem para erros.  

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O que o caso ScaleFactor nos ensina na era digital da contabilidade

DAS MEI 2020: Alteração do valor do pagamento da contribuição