Conectividade Social: um calvário para os profissionais da área contábil.

Quando o assunto é recolhimento do FGTS, começam as dores de cabeça, desde a geração das guias até o seu envio. 

Atualmente os profissionais contábeis contam com um sistema que passou por diversas atualizações porém continua complexo e de certa forma ineficiente, esta plataforma utilizada para envio dos arquivos GFIP, tem trazido diversos transtornos no meio contábil e de departamento pessoal, pois a sua instabilidade e inoperância, acaba por obrigar o profissional a trabalhar muitas vezes fora do seu horário habitual de expediente, o que gera um desconforto grande.

Em maio de 2011, iniciou-se de forma definitiva a implantação e utilização da plataforma Conectividade Social ICP, um obrigação imposta aos profissionais, que a partir daquela data deveriam passar a utilizá-la, para que se possa realizar os envios necessários para geração da guia de recolhimento do FGTS.

Deixado de lado o antigo método de envio com a chave .pri, de fácil utilização e suporte, a caixa deixou um sistema que vinha funcionando bem, para substitui-lo por outro que mesmo após 11 anos ainda não está completo, pelo que parece.

As inconformidades são muitas, pois é um sistema de alta complexidade para qualquer pessoa da área operá-lo. Tais complexidades começam já com a sua instalação, onde não é aceito qualquer sistema operacional, nem navegador, tendo o profissional contábil e de departamento pessoal assumir o papel de especialista em TI, para tentar compreender sua instalação, que na maioria dos casos não se tem êxito.

A longa e estressante jornada para envio de um simples arquivo da GFIP, se torna um calvário, em que, cumpre-se todas as etapas estabelecidas nos mais diversos manuais de implantação e mesmo assim em alguns casos não se consegue realizar tal envio, tendo que contar, muitas vezes com a sorte do sistema estar funcionando naquele momento.

Observa-se atualmente que tanto a versão 1 quanto a versão 2 do Conectividade Social estão apresentando ineficiência em seu funcionamento, onde ao longo do horário comercial não se consegue acessá-la, em outras vezes quando acessada, começam a apresentar erros dos mais diversos e quando o suporte é acionado não se tem solução.

Contudo o que nos resta é seguir caminhando neste calvário chamado conectividade social e torcendo para que o governo federal cumpra aquilo que fora prometido, quando instituiu o e-Social, que passaria a integrar todos os recolhimentos e guias em um único local. enquanto isto não ocorre ficaremos à mercê de sistemas ultrapassados e descentralizados, para se concluir uma folha de pagamento demandando tempo de todos os envolvidos.

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