A nova forma de se fazer Contabilidade

A evolução chega para todos e para tudo, e isto não seria diferente com a Contabilidade. Essa ciência tão antiga quanto a humanidade. Ao longo do tempo vem evoluindo de formas que nos dias atuais a contabilidade já se faz virtualmente. Vemos muitos escritórios contábeis oferecendo o serviço de contabilidade online, onde todo contato com o cliente é virtual desde do enlace para fechamento do escopo de serviços propostos.

Alguns teóricos da área afirmam que esta modalidade dominará nosso meio, em contraponto discordo, pois essa é apenas uma das mais variadas formas de se fazer contabilidade, sendo um braço da mesma, um apoio.

Porque discordo?, discordo porque nada substitui o contato pessoal, seja com os empresários sócios das empresas, seja com as pessoas do cliente que estão envolvidas no processo diretamente e indiretamente, além do contato com a estrutura organizacional in loco, para de fato se conhecer o cliente que você está prestando serviços.

Isso nos dá a possibilidade, não somente de fazermos a entrega de suas obrigações acessórias fiscais, tributárias e sociais(contabilidade online), mais nos abre a possibilidade de propormos melhorias em seus processos de acordo com os números analisados. E a visita in loco é o que realmente nos faz interpretar de maneira sistêmica as informações documentais e numéricas que por eles nos são passadas.

Essa nova forma de se fazer contabilidade não pode deixar de lado o método das relações humanas, parafraseando Zygmunt Bauman, não podemos deixar que em nosso maio profissional, nossa relação profissional com o cliente e os seus se torne uma relação Líquida, dissolvida pela realidade de um mundo tão virtual.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O que o caso ScaleFactor nos ensina na era digital da contabilidade

DAS MEI 2020: Alteração do valor do pagamento da contribuição

Como uma boa análise de balanço pode evitar uma falência.