Foco na gestão do seu negócio contábil

Gerir um empreendimento não é coisa fácil, requer muito estudo, disciplina, compromisso e foco. Agora imaginem, gerir um negócio contábil, onde além desses principais pontos, você contabilistas ainda tem que se manter atualizado com os assuntos que regem a área contábil, além de sempre estar buscando um atendimento de excelência junto aos seus clientes.

Há tempos outrora, o contabilista apenas preocupava-se em realizar a tarefa técnica, para que todas as obrigações fossem feitas em tempo hábil e entregues sem transtornos, deixando a gestão do seu negócio contábil de lado, o que acaba por gerar um desconforto imenso quando o contabilista se dá conta que se perdeu no caminho. Essa questão se perpetua até os dias atuais para alguns contabilistas que ainda pensam como guarda-livros. Acham que a gestão do negócio contábil apenas deve se concentrar em emitir as faturas aos seus clientes, verificar recebimentos e atrasos, pagar seus funcionários e despesas, e com isso acabam misturando as contas pessoais com as do escritório, o que é um erro inadmissível nos dias de hoje.

Apesar dessa linha de pensamento retrogrado, os novos profissionais da área vêm constantemente tocando nesse assunto, de como gerir o negócio contábil. Assim como em outro tipo de negócio, o foco na gestão é essencial para o crescimento, na contabilidade não é diferente, se não houver uma gestão eficiente o negócio contábil estará fadado a sucumbir.

O primeiro passo para focar na gestão é o planejamento do negócio, onde ali se determina coisas essenciais tais como: a)qual o nicho de mercado que irá atender; b)qual o tamanho do seu negócio contábil; c)em que localidade será estabelecido; d)quais ferramentas serão utilizadas para desenvolvimento dos serviços propostos; e)quantas pessoas irá precisar e suas qualificações; f)quanto de capital de giro será necessário para suprir a fase inicial, intermediaria e ao longo da vida do negócio contábil. 

Após a primeira etapa estar concluída passa-se ao ponto seguinte, o plano de marketing, para definir como seu negócio aparecerá no mercado e de que forma. Com isso feito e tudo estruturado, começam a surgir os primeiros clientes, uma dica nunca limite quantos clientes você deseja ter em sua carteira de atendimento, defina o quanto você quer crescer a cada ano, pois assim já começa o seu foco na sua gestão. O empreendedor contábil ele tem que se capacitar cada vez mais, para poder começar a gerir o seu fluxo de caixa, suas contas bancárias pessoais e PJ evitando o uso das duas para a mesma finalidade, deve saber qual a taxa de retorno do negócio, qual a margem de lucro por cliente, e no geral, saber quando da necessidade de usar a reserva de capital para aplicar em investimentos necessários ao crescimento do seu negócio. Quando o negócio contábil é de médio ou grande porte, o seu fundador deve manter um alinhamento constante com seu setor financeiro e demais departamentos. Mas, isso se aplica também aos negócios contábeis de pequeno porte, até porque todos os negócios contábeis um dia foram pequenos, e quando se começa sem foco na gestão, com o passar dos tempos ficará mais difícil de fazer uma gestão com excelência. O contabilista deve ter em sua agenda um horário reservado para que todos dias ele possa acompanhar o desenvolvimento do seu negócio de forma sistêmica.

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